domingo, 20 de março de 2011

passo a passo em tempo e tempero

Conceder 2:23 minutos para ouvir um prelúdio de Bach, na companhia de Glenn Gould, andando num Steinway ...e tendo o privilégio de enxergar o feltro voltar pra madeira de maneira tão bonita* é, pra mim, natureza rara.
Acompanhe pelos segundos... mas bom mesmo é voltar e ouvir outras vezes, vibrando com as cordas: -- Em 0:00, deixe-se levar por Bach e Glenn Gould. -- Em 0:58, inicia um retardo no tempo da música, gerando uma bela e crescente tensão que dura até 1:29. -- Em 1:41, é o instante decisivo da intensidade emocional, o ponto culminante que é perfeitamente realizado até 1:56, e dali até o final. -- Em 2:23, se ainda sobrarem sentidos, experimente ouvir a fuga, porque este é apenas o prelúdio**.

As delicadezas e exigências da obra de Bach estão perfeitamente expressas na qualidade técnica e destreza de Glenn Gould, pianista canadense, autor da definitiva e transgressora versão das dificílimas Variações Goldberg, gravada em 1955, que permanece até hoje sem sair do catálogo. E foi ele quem definiu o gênio por todos nós: "O mundo inteiro da música está em Bach. Ele é a síntese do passado, a realidade do seu tempo e a profecia do futuro".


* Os martelos, essas peças do piano que tocam as cordas, são feitos de madeira moldada. O feltro é enrolado em volta da madeira sob alta pressão e depois colado nela. Esse feltro não é um feltro comum, ele tem uma textura diferente, própria para a finalidade do martelo, e tem o objetivo de promover um som mais forte, homogêneo e doce. As cordas de um piano apertadas em 440Hz fazem uma pressão de 23 toneladas nas extremidades ao qual estão presas. Esta mesma beleza está nas pessoas, no Pessoa, no produto notável.
** O Cravo Bem Temperado é um livro de prelúdios e fugas escritos nos 24 tons maiores e menores. E, segundo Bach, composto "para o proveito e uso dos jovens músicos desejosos de aprender e, especialmente, para o entretenimento daqueles já experientes com esse estudo". Mais tarde, ele compilou um segundo livro da mesma espécie, mas o intitulou apenas "Vinte e quatro Prelúdios e Fugas". Atualmente, os dois volumes são citados como "Livro I" e "Livro II do Cravo Bem Temperado". A obra do vídeo está no Livro I, n°2, BWV 847, e é composta de Prelúdio e Fuga. Aqui, o Prelúdio em C menor, por Glenn Gould, clipe extraído do filme "32 Short Clips about Glenn Gould".


Nenhum comentário: