terça-feira, 31 de janeiro de 2012

cálcico

...e sendo esse um caminho meu, há algumas marcas definitivas que deixo pousadas no espaço: Alfonsina Storni e Mercedes Sosa, por exemplo, como pedra em edificação, como corretivo de acidez de solo, como fundente, para refinação de doce - sulcos litográficos.

Vou dormir

dentes de flores, coifa de orvalho

mãos de ervas, tu, amável nutriz,
prepara-me os lençóis de terra
e a colcha de musgos capinados

vou dormir, ama-de-leite, deita-me,

põe uma lâmpada na minha cabeceira,
uma constelação qualquer;
todas são boas; inclina a luz mais um pouco

deixa-me só: ouve brotar os ramos
lá do alto do céu um pé te embala
e um pássaro desdenha teus compassos

para que esqueças... gracias. Ah, um recado:

se ele chamar novamente ao telefone
diga-lhe que não insista, que me fui

Último poema escrito por Alfonsina Storni antes do suicídio no mar; razão e inspiração de Félix Luna e Ariel Ramírez para a insubstituível composição Alfonsina y el mar na voz de Mercedes Sosa.


             Alfonsina y el mar

por la blanda arena que lame el mar
su pequeña huella no vuelve más
un sendero solo de pena y silencio llegó hasta el agua profunda
un sendero solo de penas mudas llegó hasta la espuma

sabe dios qué angustia te acompañó
qué dolores viejos calló tu voz
para recostarte arrullada en el canto de las caracolas marinas
la canción que canta en el fondo oscuro del mar, la caracola

te vas Alfonsina con tu soledad
¿qué poemas nuevos fuíste a buscar?
una voz antigüa de viento y de sal te requiebra el alma
y la está llevando, y te vas hacia allá
como en sueños, dormida, Alfonsina, vestida de mar

cinco sirenitas te llevarán
por caminos de algas y de coral
y fosforescentes caballos marinos harán una ronda a tu lado
y los habitantes del agua van a jugar pronto a tu lado

bájame la lámpara un poco más
déjame que duerma, nodriza, en paz
y si llama él no le digas que estoy, dile que Alfonsina no vuelve
y si llama él no le digas nunca que estoy, di que me he ido

vídeo com a colorida Mercedes,
na textura de seu poncho, em todos os tons de preto-e-branco



Nenhum comentário: